Publicidade
Promenac Penha - Mais perto de você

Na busca pelo maior número possível de ângulos e de interpretações em torno de um fato, é comum que muitas fontes precisem ser mantidas sob sigilo - o que é prerrogativa dos jornalistas prevista na Constituição e em tratados internacionais de Direitos Humanos. Mas essa prerrogativa essencial ao fazer jornalístico não desobriga o profissional da imprensa de checar - e de corrigir - sempre que necessário - tudo o que publica.

Foi assim que o Expresso das Praias agiu ao noticiar a prisão de três policiais suspeitos de integrar quadrilha de assaltantes de banco nesta semana. Equivocadamente informamos em nossa página na internet que todos já estavam afastados de suas funções porque os comandantes teriam conhecimento do caso. Mas apenas o sargento de Barra Velha estava fora das atividades, os dois soldados detidos em Piçarras trabalhavam normalmente.

Publicidade

O fato foi esclarecido graças ao contraponto do capitão Cardano, que agiu com transparência ao confirmar o afastamento de apenas um dos soldados e ainda comentar sobre a investigação e a condecoração de seis policias de Barra Velha - também noticiada pelo jornal. O mesmo fez o comando de Piçarras, que negou ter conhecimento da investigação.

Um erro de apuração corrigido assim que checamos o contraponto. E que poderia ter sido corrigido antes, caso o tenente Iglesias tivesse solicitado em vez de preferir usar o Facebook - sem ao menos citar a reportagem em questão - para afirmar que o jornal “não tem índole”.

Quem matou Mozeca? Por que policiais investigados ainda estavam atuando? Por que o Estado se omite em assumir o erro e pedir perdão à família da vítima assassinada? Essas e muitas perguntas que ainda restam sobre a investigação continuarão a reverberar no Expresso das Praias, que diante da omissão de grande parte da mídia estadual - e até mesmo local - vem apurando o caso e cobrando uma posição da Polícia Militar desde novembro de 2017.

É por esse caminho que temos pautado nossa conduta. Sem medo.

Relembre: 
 
 
 
 
 
 
 
 
Leandro Cardozo de Souza
Author: Leandro Cardozo de SouzaEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Editor
Leia Mais

Publicidade
  • 1
  • 2
Publicidade
Rádio Pérola FM
X

Right Click

No right click