Publicidade

Beto Carrero

Balneabilidade melhorou mesmo em locais com histórico negativo

Da Região - O segundo relatório de monitoramento da qualidade das praias da temporada de verão 2017/2018, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), na sexta-feira, dia 15, mostra uma melhora dos pontos próprios em relação à análise da semana anterior. Dos 215 pontos analisados, 82,3% estão próprios para banho. As coletas foram realizadas de 11 a 15 de dezembro em 114 praias de 27 municípios do Estado. O relatório completo está no site da Fatma ou pode ser conferido no aplicativo Praias SC, disponível para android. 

Em Barra Velha, dos quatro pontos analisados, dois estão impróprios: na Lagoa e na altura da Rua Antônio Moura. Em Piçarras, os dois pontos estão próprios e em Penha, de 11 amostras, três foram reprovadas. Os locais impróprios estão em Armação: em frente às ruas Blumenau (5440), Maria Emília Costa e Antônio Aniceto da Costa. 

Publicidade

- A chuva influencia diretamente a balneabilidade das praias por levar os detritos das ruas e drenagem para o mar. Como não houve precipitações, os números melhoraram - informa o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Oscar João Vasquez Filho. 

Durante a temporada, o monitoramento é feito semanalmente. Com mais de 30 anos de experiência, o técnico do Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, dá uma dica importante aos banhistas na hora de escolher a praia para o banho de mar.

- Mesmo que no relatório daquela semana o ponto esteja próprio, sempre indicamos que se observe o histórico do local. Se, na maior parte do tempo está próprio, a chance de estar contaminado é menor que um local que apresenta um histórico de impropridade - salienta o técnico. Os resultados estão todos no site da Fatma ou no aplicativo da Fatma.

 

Os pontos analisados são nos municípios Araranguá, Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José. 


Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click