Publicidade

Yukaline - Conecta você.

Desentendimento com a arbitragem e desistência de equipe marcaram disputa entre as mulheres

Barra Velha - O sábado (6) de sol e calor foi dia de disputa da 5ª Copa Handebol de Areia na Praia Central. Com um elenco misto, formado por ex-atletas que já defenderam a camisa do município nas quadras, a equipe feminina da casa liderou a competição de ponta a ponta e conquistou o título pela primeira vez. Entre os homens, o time de Paranaguá (PR) manteve a hegemonia e levou o tricampeonato, seguido por Antonina (PR) e Araucária (PR).

Publicidade

As mulheres abriram a competição com o clássico Barra Velha e Balneário Camboriú, que terminou com a vitória das donas da casa. Assim se repetiu contra os três times de Antonina (PR) e a equipe de Paranaguá (PR), que ficou com o segundo lugar, seguido pela equipe de Balneário na terceira posição.

No último confronto, contra a equipe de Antonina e já com o título garantido, o time local passou por uma situação inusitada: viu as adversárias desistirem do jogo e receberem ordens para sair de quadra. O fato aconteceu após um descontentamento com a arbitragem do torneio.

Do lado de fora da quadra, integrantes da comissão paranaense deram as ordens:

- Pode começar a bater. Vamos tirar o time de quadra, - no lance seguinte a atleta paranaense cometeu uma falta dura e foi expulsa. Em seguida mais um desentendimento que foi o suficiente para o técnico retirar a equipe de quadra.

O técnico barravelhense Jairo Hermógenes Gabriel, explica que, apesar do espírito competitivo, o torneio é realizado anualmente como uma forma de integração entre as equipes. Prova disso é a formação do time campeão, uma mistura de ex-atletas que já largaram o esporte, algumas que hoje defendem outras cidades e outras que estão começando.

  
Time misto foi formado por ex-atletas e novos talentos do esporte (Fotos: Alan Willian)

Disputa na areia

Com regras diferentes do handebol de quadra, a competição na areia é disputada em dois tempos com um vencedor em cada, assim como nos sets do vôlei. Em caso de empate no set, a disputa vai para o gol de ouro. Se cada equipe vencer um set, o desempate é através do shoot-out, as penalidades máximas do handebol.

Além disso, o handebol de areia é um esporte com pouco contato, diferente da disputa nas quadras.  O que continua igual é a principal regra de não poder dar mais de três passos com a bola nas mãos.

Leia também:
Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click