Publicidade

Promenac Penha - Mais perto de você

Novos horários para coleta do lixo foram divulgados nesta semana

Da Região - As prefeituras e empresas concessionárias reforçam a partir desta semana os serviços de limpeza para a temporada de verão. A ampliação de horários e do aumento de efetivo para atuar nesse período tem como objetivo ampliar a limpeza das praias e a coleta diária de lixo.

Publicidade

A coleta de lixo na região começou a ser realizada em horários diferenciados na segunda-feira, dia 18. De acordo com a concessionária que administra o serviço, durante os meses de dezembro e janeiro o volume de material coletado chega a dobrar. Em função disso, a empresa precisa ampliar as equipes e os turnos de coleta.

- Em toda a faixa litorânea, nossas equipes estão passando diariamente, de Barra Velha até Navegantes - afirma o gerente da Recicle em Balneário Piçarras, Sandro Zucco.

Em Balneário Piçarras a coleta se realiza diariamente no centro, durante a madrugada; no bairro Itacolomi e na região norte, a coleta é feita pela manhã. No Nossa Senhora da Paz, será às segundas, quartas e sextas-feiras, também no período matutino.

A coleta nos bairros Santo Antônio, Bela Vista e no interior do município será às terças, quintas e sábados de manhã.  Nestes mesmos dias, vai percorrer o bairro Nossa Senhora da Conceição durante o fim da tarde e começo da noite.

As praias e faixa litorânea de Penha também terão coleta diária durante a madrugada. No centro, o caminhão do lixo deve passar às segundas, quartas e sextas-feiras durante a manhã. Na Armação, a coleta se realiza de manhã e à tarde, às terças, quintas e sábados.

As comunidades de Santa Lídia, São Cristóvão e São Nicolau são atendidas às segundas e quintas-feiras, durante o fim da tarde e começo da noite. Neste mesmo horário, a coleta é realizada no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Serviço terceirizado

Por falta de pessoal e de equipamentos, a Prefeitura de Penha optou por terceirizar também os serviços urbanos de limpeza e manutenção de ruas. O município deverá pagar à Balsa Nova Comercial LTDA R$ 1,6 milhão pela prestação do serviço. O trabalho diário começou na segunda-feira (18).

Chegamos a conclusão que seria mais barato para o contribuinte, e mais eficiente para a administração pública, fazer a terceirização do serviço de zeladoria, que é algo que a cidade precisa bastante, não só as praias - argumenta o secretário de administração Diego Mattielo.

Neste começo de temporada, uma força tarefa concentra os trabalhos nas praias, onde é realizada coleta de resíduos e entulho.

A prioridade agora são as praias, pois o verão está aí. Mas em seguida, a zeladoria irá para as ruas da cidade, tanto carpindo o mato quanto varrendo e recolhendo lixo - garantiu o secretário de Serviços Urbanos de Penha, João Batista Porto.

A Prefeitura afirma que de agora em diante os serviços de limpeza devem ser mais constantes.

Publicidade
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click