Publicidade
Yukaline - Conecta você
 
Prefeito fez balanço da viagem antes de embarcar de volta para Santa Catarina (Divulgação | Facebook) 

Anatel confirmou implementação de rede em São Nicolau e São Cristóvão

Penha - O município deve ser sede de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ainda em 2018, confirmou na sexta-feira (23) o prefeito Aquiles da Costa. A garantia foi dada pelo próprio ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante visita do prefeito à capital federal na semana passada. A agenda em Brasília rendeu ainda mais novidades para o município, como a implantação de telefonia fixa nos bairros São Nicolau e São Cristóvão, a liberação do FGTS para as vítimas das inundações e a criação do primeiro distrito turístico do Brasil em Penha.

Publicidade

A UPA faz parte da Política Nacional de Urgência e Emergência lançada pelo Ministério da Saúde em 2003. É projetada para atender a urgências e emergências como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A estrutura deve oferecer raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. 

- Tivemos uma pauta muito importante na saúde, além de conseguirmos consolidar o projeto da nossa UPA nós estamos levando também para a cidade um novo programa que se chama Tele Saúde.

O programa federal disponibiliza serviços como Teleconsultoria, Tele-educação, Telediagnóstico e Segunda Opinião Formativa. 

Aquiles foi recebido pelo secretário executivo e pelo ministro da Saúde (DIVULGAÇÃO | PMP)
 

De acordo com o Ministério da Saúde, nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Telefonia e turismo

A implantação do serviço de telefonia em São Nicolau e São Cristóvão foi confirmada por diretores das empresas telefônicas e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

- Isso vai proporcionar não só telefone mais barato, como internet, e a possibilidade de vir empresas se instalarem nessa região, proporcionando mais emprego e renda para a população - comemorou o prefeito.

O prefeito e sua equipe ainda trataram de outras pautas, como criação do primeiro distrito turístico do Brasil em Penha, que pretende tornar a cidade um polo de implantação de parques e outros empreendimentos e atrações turísticas; pedidos de verbas para financiamento de programas de saúde, educação e assistência social; e articulou recursos para obras de infraestrutura, como pavimentação de ruas.

Leia também:

Receita do município deve ser de R$ 91 milhões em 2018, prevê proposta de orçamento

Contas do governo de Penha registram superávit de R$ 10,65 milhões no primeiro quadrimestre

Com baixa participação popular, municípios prestam contas e avaliam metas fiscais

Publicidade
  • 1
  • 2
Publicidade
X

Right Click

No right click