Publicidade

Yukaline - Conecta você
A ONG atua na prevenção do suicídio há 53 anos

 

Publicidade

A cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida

 

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Itajaí está com inscrições abertas para seleção de voluntários. Interessados podem comparecer no próximo domingo (30), às 8h, no auditório do Porto de Itajaí, localizado no final da Rua Tijucas, Centro, onde ocorre um curso preparatório gratuito. As inscrições também são gratuitas e as vagas ilimitadas.


O CVV é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos que presta serviço de apoio emocional. A ONG atua na prevenção do suicídio há 53 anos no Brasil. Para ser voluntário, os candidatos devem ter acima de 18 anos e ter no mínimo quatro horas na semana para se dedicar ao trabalho voluntário.


O curso para ser voluntário é ministrado duas etapas. Na primeira, que será domingo (30), no auditório do Porto de Itajaí, das 8 às 17h, o voluntário aprende o que é o CVV, o perfil dos que procuram o atendimento e como funciona o trabalho. Na segunda etapa, o candidato terá cerca de dez encontros, onde aprenderá técnicas de atendimento.


Na região, o CVV funciona na Rua Blumenau, nº 1962, Barra do Rio, em Itajaí. O atendimento é feito pessoalmente ou pelo telefone 3349-4111, de domingo a domingo, das 11 às 15h. Atualmente 17 pessoas são voluntárias, mas apenas 11 fazem o plantão no posto. A meta do CVV de Itajaí é ter voluntários suficientes para fazer o atendimento 24 horas no local.


O CVV é reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não-governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.
O Ministério da Saúde considera o suicídio um problema de saúde pública. Em cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja morte de forma consciente e intencional. Entre os fatores que podem levar ao ato extremo de tirar a própria vida estão transtornos psiquiátricos como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência química e transtornos de personalidade.

Publicidade
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click