fbpx
Edital deve ser lançado em fevereiro

ESTADO - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Santa Catarina finalizou nesta segunda-feira (4) uma série de 295 reuniões preparatórias - uma por cidade - para o Censo Demográfico 2020. O último encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Florianópolis e serviu para integrar agentes públicos, órgãos e instituições, como a PM, no planejamento do trabalho. 

A previsão é  de que sejam contratadas ao todo 7,7 mil pessoas no Estado. A maioria será de recenseadores, mas também haverá vagas para coordenadores e supervisores. O processo seletivo já começou, mas a maior parte das vagas será ofertada em edital que deve ser lançado em fevereiro.

Continua depois da Publicidade

Segundo o coordenador operacional do Censo em Santa Catarina, Fabiano Rodolfo, existe uma preocupação no chamamento de pessoas no Estado porque Santa Catarina tem um baixo índice de desocupação. 

"O Censo num país como o Brasil é uma operação bastante grandiosa e que envolve um grande contingente de pessoas. Diferentemente de outras pesquisas do IBGE, no Censo, nós iremos a todos os domicílios", esclarece. 

O levantamento será realizado de agosto a outubro. Os primeiros meses de 2020 terão cursos de formação e treinamento. A expectativa do IBGE é de que sejam recenseadas 2,5 milhões de residências no Estado. 

Experimento

O IBGE está realizando um projeto piloto em Ermo, no Sul do Estado, para avaliar possíveis erros e falhas operacionais. 

"A gente está tendo a oportunidade de fazer o Censo experimental com coleta em outubro e novembro. É um grande ensaio geral. O processo completo está sendo feito em Poços de Caldas [Minas Gerais] e aqui em Santa Catarina nós estamos terminando o Censo em Ermo", disse a coordenadora técnica do Censo, Andrea Barbosa.

O município tem pouco mais de 2 mil habitantes. 

"A gente verifica como o questionário está sendo entendido pela população, quanto tempo a gente está gastando para fazer essas perguntas, e o nosso sistema gerencial de coleta", afirmou.

2019_11_05_14h30_estado_censo_ibge_2.jpg
Coordenação do IBGE realizou reuniões com todas a prefeituras do estado (Foto: Murici Balbinot | ADJORI/SC)

Brasil

No país, serão 250 mil pessoas contratadas. A estimativa do Instituto é de recensear 71 milhões de domicílios. Os dados preliminares serão apresentados em dezembro, e os dados finais e análises entre o segundo semestre de 2021 e o início de 2023.

Leia também: 
Prefeituras recebem visita técnica do IBGE
IBGE projeta aumento acelerado da população no litoral
Municípios cadastram moradores atingidos por chuvas de verão para saque do FGTS
 * DA REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS RCN-ADJORI/SC
 
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click