Publicidade
Praia de Piçarras, que foi considerada imprópria depois de dois anos, voltou a ficar própria nesta semana

 Pela primeira vez temporada, praias Alegre e de Armação são classificadas como próprias

Publicidade

 

Da Região – As praias do Trapiche e da Fortaleza, em Armação, e a Praia Alegre, no ponto mais próximo ao rio Piçarras, foram classificadas como próprias para banho pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). Essa é a primeira vez em 2016 que esses três pontos passam a integrar a lista de praias não poluídas do município. Em Piçarras, os dois pontos analisados voltaram a ser considerados próprios para banho.

 

Continua depois da Publicidade

O relatório da Fatma publicado na segunda-feira (15) mostra que nas últimas cinco semanas, os três pontos apresentaram menos de 800 bactérias do grupo Escherichia coli por 100 mililitros em 80% das amostras coletadas. Essas são as condições para que os locais sejam considerados próprios para banho pela Fatma.

 

Dessa forma, Penha passou a ter sete de onze pontos analisados pela Fatma considerados próprios para banho, diferentemente das semanas anteriores, quando sete de onze pontos eram considerados impróprios para banho.

 

Agora, continuam impróprios para banho apenas o ponto da Praia Alegre, mais próximo ao rio Irirí; a Praia do Quilombo, em frente à rua Inês de Souza, a Praia da Armação, em frente à rua Maria Emília Costa e a Praia de São Miguel, em frente à rua Arno Becker.

Continua depois da Publicidade

 

Já as praias da Saudade, Grande, Vermelha e a Bacia da Vovó continuam sendo consideradas apropriadas para banho e completam a lista de pontos próprios junto com a Praia do Trapiche, da Fortaleza, em frente à rua Blumenau, na Armação, e da Praia Alegre, próximo à foz do Rio Piçarras.

 

Piçarras volta a ter todos os pontos próprios para banho

 

Continua depois da Publicidade

Em Piçarras, os dois pontos analisados pela Fatma voltaram a ser considerados próprios para banho. Na última semana, o relatória da Fatma apontava o ponto em frente Nakle Francisco como impróprio. No relatório do dia 15, porém, o ponto voltou a ser apropriado para banho, assim como o ponto em frente à avenida Getúlio Vargas.

Diminuição nas chuvas e no número de pessoas no litoral pode ter influenciado resultado

A diminuição de pontos poluídos não aconteceu somente em Penha e Piçarras. De acordo com a Fatma, o último relatório apontou que, em todo litoral catarinense, 22 pontos que estavam impróprios passaram para próprio e quatro que estavam próprios para banho passaram para impróprios, um saldo positivo de 18 pontos.

Para o técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, responsável pela balneabilidade, a melhora deve-se a dois fatores.

- As chuvas diminuíram no Estado e a quantidade de pessoas que circulou pelo litoral também, tudo isso influencia na quantidade de dejetos que chegam ao mar – afirmou, ressaltando que o adiamento nas coletas, devido ao carnaval, não afeta os resultados, que são obtidos após a comparação de cinco amostras consecutivas.

Barra Velha se mantém com dois pontos impróprios

Enquanto Penha e Piçarras tiveram uma diminuição nos pontos impróprios para banho, Barra Velha se manteve com dois dos quatro pontos analisados sem condições para banho. Foram reprovados pela Fatma a Lagoa de Barra Velha, na altura do nº 366 da rua Dr. Placido Gomes De Oliveira, e a Praia Central, em frente à rua Antonio R. Da G. Moura. Já a Praia da Península, na altura do nº 555 da avenidaArmando Petreli, a Praia Central, próximo ao hotel Candeias, foram consideradas próprias para banho.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click