Publicidade
Clima seco deve ser amenizado por chegada de frente fria a partir do sábado (23)

 

Publicidade

Sensação términa nesta segunda-feira (18) passou dos 40ºC no litoral norte

Da Região - Os dias de sol e de calor incomum para esta época do ano devem prosseguir até o fim do mês, mas a chegada de uma frente fria deve amenizar a temperatura até lá.  Nessa segunda-feira (18), a estação meteorológica do Aeroporto Internacional de Navegantes registrou sensação térmica de 44º e o termômetro chegou a marcar até 33ºC.

 

Continua depois da Publicidade

 Segundo o Centro de Informações Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), os próximos dias ainda serão de tempo quente e abafado. Podem ocorrer pancadas de chuva típicas do verão, mas o feriado de Tiradentes deve de ser de calor.

 

- As temperaturas elevadas devem diminuir no sábado após a passagem de uma frente fria. A previsão para o fim de semana é de sol entre nuvens. A tendência é de que a última semana de abril tenha temperaturas típicas de outono - avisa a meteorologista do Ciram Marilene de Lima.

 

Veranico

Continua depois da Publicidade

 

As temperaturas estão bem acima da média em todo o estado. Em Itajaí, a média histórica para o mês de abril é de 27ºC. Neste ano, até o dia 18 a média ficou em 30,2º.

 

 - Teremos episódios de “veranico” em maio, como está acontecendo em abril. As temperaturas devem ficar acima da média até o fim do outono – adianta Marilene.

 

Continua depois da Publicidade

Segundo o Ciram, a onda de calor é provocada por um bloqueio atmosférico que também chega à fronteira Sul do Brasil desde o começo do mês.  O represamento da chuva entre Uruguay e o Rio Grande do Sul vêm provocando alagamentos em diversas cidades do estado vizinho.

 

Mesmo com a chegada de chuva ao estado, o calor deve permanecer acima da média nos próximos meses de outono. Isto porque as frentes frias são fenômenos que trazem chuva e não massas de ar de frio.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click