Publicidade
Promenac Penha - Mais perto de você
Iniciativa deve ser ampliada na alta temporada e poderá ser levada para outros bairros

PENHA - Cerca de 600kg de lixo reciclável são recolhidos por dia desde que o sistema de coleta seletiva foi implementado pela Associação de Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG), no fim de agosto. Em fase inicial, com pouco mais de um mês de operação, o projeto da comunidade atende a cerca de 30 residências todas as segundas-feiras a partir das 16h.

A comissão de saneamento da AMAPG desenvolveu o projeto em conjunto com o engenheiro ambiental Costabile Andrea Gregorio. Eles mapearam a demanda e formularam a rota do processo de coleta realizada por dois coletores de Penha. Toda a ação é uma iniciativa da própria comunidade.

Publicidade
“Muitas vezes não dá para ficar só esperando iniciativa do governo. Infelizmente a Recicle [concessionária pública] não possui nenhuma ação voltada para a reciclagem de lixo no município de Penha”, constata o presidente da AMAPG e professor da Univali Gilberto Manzoni.

Segundo ele, o projeto de coleta seletiva pode ser levado para outros bairros do município a partir das discussões que estão sendo propostas nos conselhos da Cidade e do Meio Ambiente (Condema).

O projeto se encontra em fase inicial, mas já agrada aos moradores atendidos pela fase piloto, como Augusto da Costa, de 58 anos. Nativo de Penha, ele morou em Itajaí por um tempo e voltou a residir no município há dez anos.

“Quando morei em Itajaí já tinha esse hábito [separar o lixo], e é muito bom poder ver esse projeto indo para frente, ainda mais em uma região litorânea, onde os problemas com lixo no mar são tão grandes”, comenta.

Com o início da alta temporada de verão o número de residências que participarão da coleta seletiva no município deve aumentar significativamente. Espera-se que pelo menos mais 80 contribuam para o aumento da demanda. Por isso, já está sendo planejada a instalação de lixeiras em pontos fixos para o depósito de lixo reciclável e a coleta será feita três vezes na semana.

Leia também: 
 
 
 
 
*ACADÊMICO DE JORNALISMO 
EDIÇÃO: LEANDRO CARDOZO DE SOUZA

 

Publicidade
  • 1
  • 2
Publicidade
Rádio Pérola FM
X

Right Click

No right click