fbpx
Dos 17 locais apontados na região, cinco foram reprovados na análise mensal

ESTADO - O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente ao mês de outubro. De acordo com as coletas, 85,2% dos pontos estão próprios para banho nos 500 quilômetros da costa catarinense. Segundo o Governo do Estado, a dois meses do início oficial do verão, este é o melhor resultado da pesquisa de 2019.

Entre Penha e Barra Velha são 17 locais analisados, dos quais cinco foram considerados impróprios. A partir do dia 8, a análise passa a ser mensal durante toda a temporada de verão.

Continua depois da Publicidade

Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 71 estão em condições para mergulho, o que representa 83,5%. No restante do litoral, dos 144 pontos onde há coleta, em 124 recomenda-se o banho de mar. Com relação ao relatório divulgado em setembro, 12 pontos passaram da condição de impróprio para próprio e três de próprio para impróprio.

As coletas foram realizadas de 21 a 25 de outubro nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário de Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

A partir de 08 de novembro, os relatórios passam a ser semanais. Durante a alta temporada, de novembro a março, as coletas e resultados são divulgados todas as sextas-feiras. Já de abril a outubro, ocorrem de forma mensal.

O IMA alerta os banhistas para que antes de escolherem a praia acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br para verificar a condição e o histórico de cada ponto, já que em muitos locais, como no molhe norte de Piçarras, as placas que indicam as condições são depredadas ou retiradas com frequência.

Confira o mapa e o relatório completo:

Leia também: 
Em 3 meses, EcoPonto recebe 2,3 toneladas de produtos recicláveis
Caminhada em meio à Mata Atlântica é convite para uma vida mais saudável
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click