fbpx
Maior volume de chuva deve ser registrado a partir de segunda-feira

REGIÃO -  Depois do calor acima de 30 ºC registrado no Litoral Norte durante esta quinta-feira, dia 12, a previsão para o fim de semana deve ser de aumento da circulação marítima e nebulosidade,  com sol entre nuvens e possibilidade de chuva principalmente a partir segunda-feira (16). A variação ocasionada pela passagem de duas frentes frias pela costa catarinense.

De acordo com o Laboratório de Climatologia Univali (LabClima), os maiores períodos de sol devem ser registrados entre sexta-feira (13) e sábado (14), com chance de chuva isolada no sábado à noite. O domingo terá muita variação na nebulosidade com chuva fraca a qualquer momento.

Continua depois da Publicidade

As temperaturas mínimas ficarão entre 17/21°C e as máximas entre 26/29°C os ventos variáveis com rajadas mais fortes nesta sexta-feira.

"Ontem (12) fez calor aqui em nossa região por causa da aproximação de uma frente fria . Em Camboriú máxima foi de 34,2°C e em Itajaí com 33,6°C. Hoje a frente fria se deslocará em direção a região sudeste e uma massa de ar polar se deslocará pela região, mas sobre o oceano, facilitando a circulação marítima", afirma o professor Sergey Alex de Araújo, do LabClima/Univali.

Segundo ele, na segunda-feira uma nova frente fria se deslocará lentamente pelo estado trazendo chuva significativa também na terça-feira (17).

"Não temos consenso nos modelos, contudo, espera-se volumes superiores a 30 mm. Observe a imagem de satélite desse início de dia nuvens mais concentradas no sul de Santa Catarina".

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Visível – dia 13/12/2019 – Hora local: 06:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Condições do Mar

Ondulação de leste girando para sudeste em Navegantes. Para Balneário Camboriú e Itajaí ondas de leste com alguma variação para o nordeste. O tamanho médio ficará em meio metro.

Fora da costa, o mar deve ficar agitado, com ondas de até 3 metros para esse final de semana e início da próxima.

  • 1
  • 2