fbpx
A indicação do partido é um dos fatores que mais influencia a decisão do eleitor

PENHA - Chegou a hora de decidirmos em mais um movimento democrático os nossos novos representantes: 7 de outubro é dia de eleição. Desde a redemocratização nunca houve tanto engajamento político a favor ou contra candidatos. O sábado do dia 29 de setembro ficou marcado por protestos e carreatas. Em meio a todo esse fervor em torno dos presidenciáveis, a importância das vagas a deputado estadual e federal acaba por passar despercebida.

Muitos ainda não escolheram seus candidatos ao Legislativo e outros nem se lembram em quem votaram na última eleição para esses cargos. Rodrigo Saraiva, 42 anos, é um desses eleitores.

“A gente quase não houve falar dos deputados estaduais e federais, é difícil de acompanhar eles, até porque são todos de outras cidades. Ainda não vi em quem irei votar, mas vou pela indicação do partido que sou afiliado por saber que possuem compromisso com nosso munícipio”

Blog da Redação: Incoerência democrática 
 

A indicação do partido é um dos elementos que mais influencia a escolha do candidato pelos eleitores. Alguns não escolhem exatamente o candidato indicado pelos diretórios regionais, mas optam por escolher algum que seja da coligação da sua escolha presidencial, como é o caso do jovem eleitor Aníbal de Lara, 18 anos, que irá votar pela primeira vez.

“Já escolhi todos os meus candidatos. Pesquisei sobre alguns e me decidi por aqueles que possuem coerência e compatibilidade governamental com meu candidato a presidente”.

O Expresso das Praias entrou em contato com os diretórios dos partidos que têm representantes na Câmara de Vereadores para saber a quem apoiam. Os candidatos, apesar de não apresentarem projetos específicos para o município, se comprometem com os partidos e em ajudar a cidade.

2018_10_05_13h15_penha_candidatos.jpg

No DEM, embora o partido apoie o deputado estadual Jaksom Castelli, o vereador representante Antônio Alfredo apoia a reeleição do joinvilense Patrício Destro.

O MDB optou por deixar em aberto o apoio a deputado estadual, com cada vereador defendendo um candidato. Everaldo Dal Posso apoia Valter Galinna, Maria Juraci apoia Dirce Heiderscheidt, Maurício da Costa apoia Edson Piriquito e Regiane Aparecida apoia Thiago Morastoni. Para Federal, o apoio é unânime a Carlos Chiodini, de Jaraguá do Sul.

O vereador Luiz Américo, do PSDB, está com Anna Carolina para deputada estadual e Geovânia de Sá para federal.

Maurício Brockveld, vereador do PROS, apoia para Federal, diferentemente do partido, Ericsson Hemmer.

Duas candidatas locais estão na disputa a uma vaga de deputado estadual: Cláudia Bombeira, pelo PP e Márcia da Saúde, pelo SOLIDARIEDADE. Ambas residem em Penha.

* ACADÊMICO DE JORNALISMO
 

 

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click