fbpx
Tema da campanha deste ano é "Câncer de mama: juntos sem medo"

REGIÃO - O Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolve uma série de ações para conscientização e prevenção ao câncer de mama durante a campanha "Outubro Rosa". O movimento de combate à doença envolvem diversas áreas, como saúde e educação. O tema da campanha deste ano é Câncer de mama: juntos sem medo. Nos municípios de Barra Velha, Piçarras e Penha as ações também envolvem todos os postos de saúde.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em 2018, a doença respondeu por 32% das mortes por câncer em mulheres catarinenses, seguida das neoplasias em brônquios e pulmões (28%), de acordo com dados divulgados pelo informativo epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Continua depois da Publicidade

Penha

Durante todo o mês, as mulheres que frequentam as salas de espera das Unidades Básicas de Saúde recebem orientação sobre a doença e a importância dos exames preventivos. Segundo a Secretaria da Saúde, até agosto deste ano 100% da fila para exames de mamografia foi zerada. A demanda total era de 267 pedidos até dia 20 de setembro – destes, 210 são relativos ao período de 1º de janeiro até 31 de julho, todos eles prestados pela saúde pública local. 

Nesta quinta-feira, dia 10, o Encontro de Mulheres promovido pela Procuradoria Especial da Mulher de Penha (PEM) se realizará no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, a partir das 18h30, com a presença da Camila Custódio. Com entrada gratuita, o encontro também a presença de profissionais da saúde e da medicina, relatos de vida e ainda interação com o público. A Rede Feminina de Combate ao Câncer também estará presente.

Pós-graduada em Psicologia Transpessoal, estudiosa da Maiêutica Socrática, especialista em Inteligência Emocional pela Academia da Inteligência de Augusto Cury, a palestrante tratará do tema “Um Toque Entre o Amor Próprio e a Prevenção”. 

“O objetivo é um momento alto astral; levantar a autoestima da mulher, com temas como prevenção e superação, sem conotações negativas ou pesadas”, observa a professora e vereadora Juraci Alexandrino, procuradora especial da Mulher de Penha.

Barra velha

Ações de prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama são promovidas por meio do setor de Atenção Primária. Desde o começo da semana, as Unidades Básicas de Saúde intensificaram as coletas de exame preventivo e a oferta consultas médicas e odontológicas.

As equipes de saúde também vão oferecer palestras, serviços de beleza e orientações às mulheres. Confira o calendário de atividades:

São Cristóvão
08/10 - Das 17h às 20h – Programa Saúde do Trabalhador, coleta de preventivo (demanda livre), atendimento médico, testes rápidos, corte de cabelo, manicure, sobrancelha, sorteio de brindes, massagem e café especial.
 
Sertãozinho
 
10/10 – Das 17h às 20h – Programa Saúde do Trabalhador, coleta de preventivo (demanda livre), exame clínico de mamas, atividades físicas, consulta médica e odontológica (agendadas).
 
26/10 – Das 8h às 12h – Coleta de preventivo (agendados).
 
Pedras Brancas
 
10/10 – Vespertino – Palestra na casa de recuperação
 
19/10 – Das 8h às 17h – Coleta de preventivo (agendados) e exame clínico de mamas.
 
24/10 – 14h30 – Palestra
 
29/10 – 17h às 20h – Programa Saúde do Trabalhador, coleta de preventivo (agendados), exame clínico de mamas, testes rápidos, consulta médica e odontológica e atualização vacinal.
 
Itajuba
 
11/10 – 16h – Palestra
 
17/10 – Das 17h às 20h – Coleta de preventivo (agendados), exame clínico de mamas, consulta médica e odontológica, ações de educação em saúde.
 
25/10 – 16h – Palestra
 
Centro
 
31/10 – 13h – Palestra, stand de orientações, oferta de massagem, maquiagem e corte de cabelo.
 
Quinta dos Açorianos
 
08/10 – Das 17h às 20h - Programa Saúde do Trabalhador
 
19/10 – Das 8h às 17h - Coleta de preventivo (agendados), exame clínico de mamas, consulta médica e odontológica (agendadas), orientações e sorteio de brindes.

Câncer de mama

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), em 2018, 657 mulheres morreram por conta da doença em SC. Neste ano, até o dia 30 de setembro, já foram registradas 457 mortes. Por isso, é fundamental reforçar a conscientização sobre o câncer de mama, com informações sobre prevenção e tratamento.

“O tema do Outubro Rosa neste ano traz a importância de estarmos juntos e nos fortalecer, enquanto serviço de saúde, profissionais, familiares e pacientes para enfrentamento das dificuldades dessa doença, buscando uma vida melhor”, explica Maria Simone Pan, diretora de Atenção Primária à Saúde da SES.

Em Santa Catarina, a programação do Outubro Rosa envolve educação permanente de profissionais de saúde nos municípios, ações sociais, palestras, mobilizações em locais públicos e campanhas.

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click