fbpx
Serviço pode atender até quatro pacientes simultaneamente
Compartilhe:

PIÇARRAS - A Secretaria de Saúde do município criou uma ala específica para atender pacientes diagnosticados com Covid-19 e que tenham seu quadro de saúde deteriorado rapidamente. Situada na Unidade Básica de Saúde Central - que neste período de pandemia é uma extensão do Pronto Atendimento 24h - a sala “Emergência Respiratória” tem capacidade para atender, simultaneamente, até quatro pacientes com dificuldades de respiração.

A cidade não tem registro de pessoas com a doença e aguarda a chegada de testes rápidos para diagnóstico.

Continua depois da Publicidade

A ala, criada com o apoio do hospital particular Nossa Senhora da Penha, é equipada com quatro respiradores (dois individuais e um duplo), ventilador mecânico, macas, oxigênio, oxímetro, aspirador, material médico hospitalar e medicação específica para o tratamento da doença – além de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores.

“Criamos uma emergência respiratória levando em consideração os pacientes que venham a padecer de coronavírus. Eles podem evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave, que é um quadro patológico de difícil manejo e que necessita de uma intubação precoce, um tratamento precoce”, explicou o diretor clínico do P.A., Fábio Traghetta.

O diretor clínico do P.A. detalha que a separação da ala de “Emergência Respiratória” foi pensada como forma de garantir a saúde dos demais pacientes e também para focar no atendimento aos possíveis doentes da Covid-19.

“Primeiro para não ter a contaminação do habitual paciente de emergência. Segundo, para a gente direcionar a esse paciente um cuidado um pouco mais específico”

2020_04_03_18h30_picarras_sala_emergencia_texto.jpg

Até às 15h dessa quinta-feira, dia 2, Balneário Piçarras contabilizava um total de onze suspeitas de Covid-19, e sete já haviam sido descartadas. Os quatro pacientes com a suspeita estão em isolamento doméstico e no aguardo do resultado das coletas – que pode demorar até duas semanas.

A Secretaria de Saúde de Piçarras aguarda para os próximos dias a chegada de 100 testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 e também equipamentos de proteção individual complexos para os profissionais da saúde.

“Os testes serão usados em situações de maior emergência, seguindo os critérios técnicos do Ministério da Saúde – que também está nos enviando alguns kits de testes”, anunciou Regiane.

Leia também:
Compartilhe:
  • 1
  • 2