Publicidade
Turma do Sirizinho
Primeiro livro e música tema já estão disponíveis na rede

PENHA - Uma turminha muito especial que se conheceu durante a pandemia vai invadir as redes sociais para falar diretamente com a crianças sobre dois temas atuais e interligados: preservação ambiental e saúde pública.

Os personagems da “Turma do Sirizinho” são uma criação do ilustrador Paulo Santos, autor das histórias inspiradas na paisagem de Armação do Itapocorói.

Publicidade

As aventuras se passam no bairro que é berço do povoamento da região, e também do autor. Além do protagonista Sirizinho, o elenco é integrado ainda pelo tubarão Tutuba, a garça Garcilda, o vilão Fragaton, a tucano Tuca, a capivara Captur, o gato do mato Félix e o cãozinho Bingo. 

Além de Paulo, nativo de Armação, como ele faz questão de frisar, a equipe é também composta pelo ilustrador Jimi Silva, de Macaé (RJ), e o cantor e compositor Humberto Ribeiro, o Beto Ribas. Todos eles trabalham embarcados em plataformas petrolíferas, e de lá criam o material.

A trupe já conta com um livro: “A Pandemia pela Ótica Animal”, da Editora WI. A obra foi publicada graças a uma vaquinha virtual que levantou os recursos para impressão e está à venda no endereço: http://Turma-do-sirizinho.oncartx.io.

Continua depois da Publicidade

Segundo Paulo, a ideia é promover a educação ambiental para as crianças de forma literária e também musical. Já está em todas as plataformas digitais a primeira de muitas músicas da turminha que ele planeja lançar.

Essas músicas sempre vem acompanhando nossas aventuras, e ainda um leque de produtos que estão em projetos diversos, pois o público-alvo da turma é exigente e gosta muito de novidades”, observa ele.

Beto Ribas compôs a primeira música da turminha e a produziu com um amigo produtor no RJ, Daniel Lemos. Juntos, eles estão trabalhando na composição e produção de outras canções. Outra parceria é com a arte designer Samira Zaida – e ela quem digitaliza as ilustrações feitas a mão por Jimi, seu primo.

02 18h penha turma sirizinho paulo 80ca3
Paulo e coautores do projeto trabalham em plataformas de petróleo (Foto: Divulgação)

 O segundo livro da turma já está em fase de produção. Uma parceria com o Zoo de Pomerode e a empresa Serpa Tour.

A história já foi escrita. Vamos contar a visita a prima Ararita (prima de Tuca, o tucano que mencionamos ela no primeiro livro). O projeto será financiado por esses dois apoiadores. Para transportar a turminha de Penha até Pomerode, surgiu o Tio Gentileza com sua Kombeleza. “Ficou uma história muito legal; vamos desmistificar a visão que algumas pessoas tem de que um zoo não é benéfico para os animais”.

Continua depois da Publicidade

Outro projeto do ilustrador é contar os 300 anos de história de Penha por meio de um personagem histórico. A criação de Paulo vai contar com o apoio da Fundação Municipal Cultural de Penha.

Um terceiro projeto de livro visa mostrar a luta dos cãezinhos de rua e buscar apoio à causa animal. Interessados na compra do primeiro livro, lançado no último dia 20 de fevereiro, podem comprá-lo ao custo de R$ 39,90, e apoiar o projeto. O link está no site http://Turma-do-sirizinho.oncartx.io.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click