Publicidade

Yukanet

Prefeito promete realizar próxima edição em um centro de eventos do município

Barra Velha - Já se passaram 20 anos desde que a ideia do ator Fausto Rocha Júnior para ajudar a movimentar a cidade na baixa temporada se tornou realidade. E os números da Festa Nacional do Pirão ajudam a entender porque esse evento identificado com a cultura local ganha cada vez mais projeção. De acordo com a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, a festa realizada entre os dias 06 e 10 de setembro atraiu aproximadamente 130 mil pessoas. Apresentações culturais, shows nacionais e rodeio country foram os principais atrativos durante os cinco dias. 

Publicidade

Foram mais de 40 apresentações no palco cultural e gastronômico, com grupos retratando a cultura local e levando música para quem quisesse degustar o pirão com os mais diversos acompanhamentos. No concurso “Farinha Pouca, Meu Pirão Primeiro”, que elege o mais rápido comedor de pirão do Brasil, o destaque foi Carlos Eduardo da Luz, morador de Itajaí que decidiu participar pela primeira vez da competição e levou pra casa o prêmio de R$1.000,00.

Em 1 minuto e 21 segundos ele preparou e comeu o seu próprio pirão. A mistura rápida de farinha e água morna pode não ser muito atrativa, mas garantiu boas risadas. Ao receber a coroa ele falou da dificuldade.

- É ruim demais. Fica uma paçoca e não dá pra engolir. Vou ficar um tempo ser comer pirão - brincou o novo Rei.

A competição deve ser destaque nacional na próxima sexta-feira, 15, durante o programa Hoje em Dia, da Rede Record. A repórter especial Renata Alves esteve em Barra Velha cobrindo a disputa e resolveu participar da brincadeira. Essa é a segunda vez que a Festa será exibida ao grande público. A primeira vez foi na sua estreia, com a reportagem de Mauricio Kubrusly para o Fantástico.

Shows Nacionais

Na programação de shows nacionais o público agitou ao som de nomes como Luan Santana, Anitta, Antony e Gabriel, Zezé Di Camargo e Luciano, Munhoz e Mariano e Trio Parada Dura. O destaque ficou para a apresentação de Anitta, na noite de quinta-feira, 07. O principal nome do cenário pop brasileiro na atualidade levou uma multidão de jovens e adolescentes ao pavilhão principal. O show da dupla Zezé Di Camargo e Luciano também esteve entre os mais prestigiados. Nos camarins, a dupla revelou ao Expresso das Praias que também aprecia um pirão.

- Me lembro de quando mamãe ganhava neném e ficava de resguardo porque a gente ficava quarenta dias comendo frango e pirão. Até hoje eu gosto muito do pirão com peixe. É uma comida saudável- afirma Zezé.

Assista:

Em busca de novo local

Para os organizadores o sucesso de público registrado mais um vez reforça a necessidade de um novo espaço público para este tipo de evento. O campo em frente ao Ginásio Alfredo José de Borba já é considerado pequeno para montar a estrutura atual. Com a volta do rodeio, o problema se intensificou. No encerramento da festa, o prefeito Valter Marino Zimmermann pediu desculpas à população pela falta de espaço.

-Infelizmente, nossa arena ficou pequena e não conseguimos atender todas as pessoas que gostariam de ver o rodeio. Mas com certeza para o ano que vem vamos ter um novo espaço - prometeu.

O presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, Daniel Pontes da Cunha, revela que a equipe de governo deve focar na busca do novo local a partir de agora.

-É difícil entregar um centro de eventos pronto até o ano que vem, mas quem sabe teremos pelo menos o espaço físico para montarmos uma estrutura melhor.

Leia também:

Mais de 120 mil pessoas são esperadas em Barra Velha para a Festa do Pirão

Música sertaneja vai ditar o ritmo da agenda de shows nacionais na 21ª Festa Nacional do Pirão

Em noite de gala, Thauana Volkman é coroada rainha da 21ª Festa Nacional do Pirão


Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click